Saltar para o conteúdo

Sorteio do livro Galego – Português

Outubro 15, 2009

9789722036825
Caros confrades, amigos, vizinhos de aquém e além Minho, e amantes das belas letras em geral:

Lembram-se do divertido Sorteio do Traste Galego que, há já vários meses atrás, manteve os nossos blogues em tão grande e animada actividade, e que redundou, depois, em trocas de deliciosos produtos e iguarias regionais por toda a Península Ibérica e várias ilhas Atlânticas, além de – o melhor de tudo – em muitas novas e belas amizades? Pois o meu estimado amigo e vizinho Manuel Rodrigues acaba de me envolver num novo sorteio… desta vez, literário!

E se eu não consegui resistir, em tempos, às iguarias Galegas, Portuguesas, e outras próximas, muito menos consigo resistir, em qualquer tempo, a… delícias literárias, pelo que aqui vos deixo a explicação do corrente sorteio, nas palavras do próprio Manuel:

“Cada blog escolle un libro do mundo litetario galego (entendendo por galego aquel que emprega a Lingua Galega) ou português (que en certo modo non deixa de ser unha variante do mesmo idioma). Posteriormente pasaselle o relevo aos 5 blogues que cadaquén considere para que sigan co xogo. O día 30 de Novembro deste presente 2009 todos os mantedores sortean o libro entre os comentarios da entrada. Sería interesante que cada blog escollese un autor da súa zona…”

… e assim fazendo, declaro que a obra a que se candidata quem deixar comentários no blogue desta vossa amiga, é, nem mais nem menos, do que “Amor de Perdição”, um clássico da literatura Portuguesa, da autoria do meu ilustríssimo vizinho (praticamente paredes meias) Camilo Castello Branco!

Isto registado, passo, como é devido, o testemunho, aos meus muito estimados e admirados:

* Jorge Vicente

* Chousa da Alcandra (em homenagem ao sorteio anterior, que em boa hora fez com que os nossos caminhos se cruzassem)

* Amadeu Ferreira (em homenagem à lhengua Mirandesa, que será muito interessante e muito nos honrará associar a este sorteio literário)

* Geraldes de Carvalho

* Carlos Savasini (para trazer também ao sorteio o sabor do Português do Brasil)

… e a todos desejo, desde já, e sempre, óptimas leituras! :0)

P.S. Atenção, amigos que amam a leitura e que não têm blogues… também podem e devem participar no sorteio! Basta virem aqui, e deixarem a vossa mensagem de “eu também quero” na minha caixinha de comentários! :0)

28 comentários leave one →
  1. Outubro 15, 2009 11:04 pm

    menina e moça me levaram da casa dos meus pais para longes terras

    e lá vai avalor atrás da sua arima (um grande suspiro de cavaleiro cortês que sou eu :)

    e já sabes qual é o meu livro. já está no meu blog!!!!

    grande beijinho
    jorge

  2. Outubro 16, 2009 5:57 am

    Vaites vaites!!! Um número, entao, para um galego!!! …a ver se se expande o mundo literario pela rede

  3. Alexandra Oliveira permalink*
    Outubro 16, 2009 10:48 am

    caros amigos…
    … Galego – tens o número 1, Manuel!
    … Português – e tu o número 2, Jorginho!
    Bicos e beijos! :0)

  4. Outubro 16, 2009 4:50 pm

    Muito agradecido pela honra que me dá .
    O amor de perdição é uma das minhas paixões de adolescente .
    Como esse e outro dos meus amores já foram escolhidos vejo-me grego para escolher o meu livro porque aqueles de que mais gosto há muito tempo que não os vejo nas livrarias . Por exemplo o Kean do Sartre , O povo brazileiro de Darcy Ribeiro , O Amadis de Gaula , O são Bernardo do Graciliano Ramos ,a Sinfonia Pastoral do André Gide e a Djamília que não encontro para ver como se chama o autor .
    Bom, por isso resolvi escolher um livro meu, não será bom mas foi feito com mais amor do que muitos . Chama-se “Novos e Velhos cantos”.
    Vou tratar de contactar 5 amigos -não sei se terei tantos-.
    Geraldes de Carvalho

  5. Outubro 16, 2009 9:24 pm

    Obrigado á par que emocionado por facerme partícipe desta nova cometida (que acepto con fachenda!), tamén veño buscar número para o teu libro.

    No meu próximo post farei a escolla do libro que eu sortearei. Conta comigo pois, cara vizinha!!

  6. Outubro 17, 2009 7:40 pm

    Me esqueci de dizer-lhe que também quero um número para o seu-nosso Camilo .
    abraços
    Geraldes de Carvalho

  7. Alexandra Oliveira permalink*
    Outubro 18, 2009 3:36 pm

    Querido amigo Geraldes, aqui fica, por ordem de chegada, o nº 3 para si; fico também a aguardar, com muita ansiedade, o meu número para os seus “Novos e Velhos Cantos”.

    Para ti, meu vizinho Xosé Luís, a quem vou já de seguida visitar para ver o que nos ofereces para ler, vai o nº 4.

    Fico tão contente que tenham ambos aceite o meu desafio! :0)

    Um beijo de cá (da freguesia ao lado de S. Miguel de Seide, onde viveu, sofreu, criou, e morreu o nosso Camilo Castello Branco) para cada um… ou antes, dois para cada um, que aqui não gostamos de deixar uma das faces “com frio”! ;0)

    Alexandra

  8. Outubro 18, 2009 6:43 pm

    Cara vizinha: prégoche so un chisquiño de paciencia para que cumprimente o meu encargo. Tiña pensado -e así cho prometín- facer hoxe a entrada coa miña proposta de libro galego; máis hoxe precisamente veño de Santiago de Compostela, onde participei na manifestación convocada pola Plataforma “Queremos Galego”; e quixen facer unha alusión a ese motivo.
    Queda, pois, xa sen dilación para a vindeira entrada.
    Beijos e obrigado pela segura comprensión

  9. Outubro 22, 2009 9:20 pm

    Misión cumprida!

  10. Outubro 23, 2009 12:04 am

    Chego aquí seguindo un camiño dende a Chousa, perseguindo o recendo dos libros, intrigada por unha iniciativa que me parece moi fermosa, e foi un pracer descubrir este espaço.
    Quero ese libro, por suposto, mais o fío que me achegará de novo aquí xa o levo agora mesmo.
    Un saúdo, Alexandra.

  11. Alexandra Oliveira permalink*
    Outubro 23, 2009 9:13 am

    Meu vizinho: já lá vou espreitar! ;0) beijos

    Dra. Seymour: muito grata pela sua visita, que muito me honrará se repita, de ora avante, muitas vezes! E aqui fica o nº 5 para si! Um abraço!

  12. Outubro 23, 2009 10:20 am

    Quen ser resiste a un libro!!! Anóteme pois.
    Um abraço do lado de cá.

  13. niebro permalink
    Outubro 23, 2009 11:46 pm

    Eiqui stá mais un candidato Alexandra, que muito gusta de porqui pacer i muito me honra mais essa tue houmenaige a la lhéngua mirandsa. Tengo andado a stremundiar por ende, por esso tardei. Mal ponga ls pies neste nuosso rincon, tamien andicarei ua obra, que há-de meter (al menos) mirandés.
    Un abraço, zde miles de quilómetros
    Amadeu Ferreira

  14. Alexandra Oliveira permalink*
    Outubro 24, 2009 5:57 pm

    Olá, vizinho Raposo! Aqui tem o nº 6!
    Um abraço de cá!

  15. Alexandra Oliveira permalink*
    Outubro 24, 2009 6:01 pm

    Amigo Amadeu, fico muito feliz pela aceitação do desafio! Cá fica, desde já, o nº 7 para o “Amor de Perdição”… e irei tomando o caminho do teu espaço que, desde sempre, tanto me inspira, para ver o que nos trazes! Um beijo

  16. Maria João Oliveira permalink
    Outubro 27, 2009 9:34 pm

    E porque “eu também quero”, cá estou a pedir um número.
    O “Amor de Perdição” foi uma óptima escolha. Chorei com Simão e Teresa na minha adolescência. :0) E ficava encantada com as maravilhas que o amor tinha operado, em três meses, naquele “génio sanguinário” que apavorava Viseu.
    Como se sabe, esta obra, que tão bem questiona a moral vigente, traduz também o sofrimento que dilacerava o seu autor. Quem melhor do que Camilo podia entender e sentir o drama de Simão? Bem, pelos vistos, este “Romeu e Julieta”, de Camilo, ainda me entusiasma… :0) Fico por aqui.
    Alexandra, como funciona este sorteio para quem não tem blog? Também posso apresentar um livro e pedir um número a todos? :0)

    Um abraço
    Maria João Oliveira

  17. Alexandra Oliveira permalink*
    Outubro 28, 2009 12:35 pm

    E, como vê, amiga, aqui está o seu comentário… que ontem lhe pareceu ter-se “perdido” no espaço… não sideral, mas cibernético! ;0)
    Aqui lhe atribuo, desde já, o nº 8… que, por sinal, é o do infinito, mas, neste caso, poderá vir a ser o que lhe levará o “Amor de Perdição” daqui de Seide até Coimbra! :0)
    Quanto à pergunta que me faz, quem não tem blogue pode, certamente, participar, mesmo assim, no sorteio… se bem que, por falta de um meio através do qual oferecer um livro, não como sorteador, mas apenas como candidato aos diversos livros sorteados. Daqui deste meu blogue, por exemplo, pode aceder aos blogues de vários outros queridos confrades sorteadores de belos livros – o Jorge Vicente, o Manuel Rodrigues, o Chousa de Alcandra, o José Geraldes de Carvalho, e o Amadeu Ferreira (no blogue “Cumo quien bai de camino”) e, através dos blogues deles, aos de mais sorteadores ainda! :0) Neste momento, há já uma pequena mas fascinante “biblioteca” da língua Galega e Portuguesa (esta, incluindo o maravilhoso Mirandês) a ser sorteada… vale a pena explorar os diversos blogues!
    Grande beijinho,
    Alexandra

  18. Maria João Oliveira permalink
    Novembro 1, 2009 1:27 am

    Ao passar por aqui, lembrei-me, mais uma vez, do dia 29 de Outubro… Um beijinho de PARABÉNS, amiga, pelo seu aniversário, e também por “viver, lenta e deslumbradamente, a vida”.

    Maria João Oliveira

  19. Novembro 20, 2009 7:51 pm

    Pois mira, apúntome no sorteio, que ten boa pinta o libro ese, Un saúdo!

  20. Novembro 20, 2009 7:52 pm

    Pois, co teu consentimento, anotome no sorteo. Saúdos e apertas

  21. Alexandra Oliveira permalink*
    Novembro 20, 2009 10:30 pm

    Besbe, tens o número 9! Um abraço de cá!

  22. Alexandra Oliveira permalink*
    Novembro 20, 2009 10:30 pm

    Mas com todo o prazer, An! Aqui fica o nº 10 para ti! Abraço de cá!

  23. Dezembro 1, 2009 2:57 am

    e tens uma coisa para ti no meu blog, amiga…

  24. Alexandra Oliveira permalink*
    Dezembro 1, 2009 1:44 pm

    … será que tive a sorte de ser a pessoa contemplada com o teu Bernardim??? :0))) Vou já ver, amigo, obrigada!!!!

  25. Alexandra Oliveira permalink*
    Dezembro 1, 2009 2:09 pm

    E, com um dia de atraso, eis a comunicação do nome (e nº) do vencedor deste Sorteio do Livro Galego – Português… mas primeiro, o método que escolhi para o determinar:

    Escrevi, em 10 pedaços de papel, outras tantas citações do livro sorteado, “Amor de Perdição”, numerando cada uma no topo. Depois, coloquei os 10 “pedaços de Amor” num saquinho… fechei os olhos, e tirei…

    … a seguinte citação, que trazia, ao cimo, o nº 5:

    “A submissão é uma ignomínia quando o poder paternal é uma afronta”

    … e agora, finalmente, a revelação do nome ao qual corresponde o nº 5:

    Dra. Seymour!!!!!!!! :0))

    Com as minhas saudações literárias à vencedora, fico agora a aguardar que me indique o endereço para onde deverei enviar o exemplar do “Amor de Perdição”!!!

  26. Dezembro 1, 2009 5:10 pm

    Parabéns á Doutora.
    Eu tamén fun afortunado, de momento, con un libro. Tocoume o sorteado pola Bolboreteira.

    Pode parecer amañado, mais aseguro que foi puro azar o que así o determinou, no meu sorteio saliu tamén agraciada a Bolboreteira, que tiña o número 10.

    (Quedei coas ganas de ser agraciado con un libro português…)

    Beijos dende este lado da raia.

  27. Dezembro 3, 2009 12:10 pm

    Estou desexando ter ese libro nas mans!, é unha marabilla chegar a un sitio por primeira vez e levar para casa dous agasallos: un libro , e este sitio cheo de palabras cheas.
    Muito obrigada.

  28. Geraldes de Carvalho permalink
    Dezembro 3, 2009 7:38 pm

    Minha cara Alexandra
    Como já disse no meu blog, resolvi premiar todos os concorrentes ao meu livro . Estou aguardando as direcções para enviar o livro
    abraço
    Geraldes de Carvalho

Deixe um comentário