Skip to content

Facetas em movimento e Lao Tzu 老子

Abril 6, 2009

“Um bom viajante não tem planos fixos e nunca tem pressa de chegar.”

“Trata das coisas difíceis enquanto são fáceis e das coisas grandes enquanto são pequenas. Uma jornada de mil quilómetros deve começar por um primeiro passo.”

– ambas as citações são de Lao Tzu 老子 (séc. VII AC)

papercutpetercallesen2 Não sei se sou uma boa ou má viajante; sei, apenas, que, até hoje, a viagem me tem ensinado a não planeá-la, e a tomar cada passo como o primeiro. E sei que vou chegar, mas não sei quando, pelo que também aprendi a não me concentrar no termo da jornada – mas sim na jornada em si, passo a passo. E, passo a passo, ou seja, “em movimento”, vou “tratando das coisas” com que me deparo e se me deparam, nas várias etapas da jornada. São multifacetadas, essas etapas; ou talvez trechos flexíveis, mutáveis, como fragmentos indissociáveis de um todo que se alarga, estreitece, sobe, desce, perde os contornos para logo tomar outros, se condensa e dispersa… ou, enfim, e em suma, “respira”, porque é VIDA. Com tudo isto, ou em tudo isto, “tenho tratado de coisas fáceis antes que se tornem difíceis”, e “de coisas pequenas antes que se tornem grandes”… mas também de algumas que já foram fáceis mas encontrei “difíceis”, e outras que foram pequenas e me surgiram já “grandes”, no caminho. E por isso, os meus passos têm-me conduzido mais por outras veredas… e têm-me trazido menos por esta – a deste “Caderno de Exercícios”. Mas… sinto-me feliz por cada passo que aqui me traz; porque me traz… ao vosso encontro – ao encontro dos que, na sua jornada, por aqui passam, e aqui trazem as suas próprias facetas em movimento… ao encontro das minhas. Que maravilhosa jornada, esta… sim, e citando, de novo, o pai do Taoísmo – “de maravilha em maravilha, a existência abre-se” !

Beijos que respiram,
Alexandra

~

(Imagem – recorte em papel de Peter Callesen)

Acerca de Lao Tzu 老子

Outros “Anúncios, avisos, participações, declarações, notícias, revelações, presságios, indícios, e outros sinónimos”

2 comentários leave one →
  1. Abril 9, 2009 11:41 am

    e o coração abre-se.

    um grande abraço, minha querida amiga
    jorge

  2. Alexandra permalink*
    Abril 10, 2009 3:25 pm

    tudo, de facto, se abre. e a vida entra.
    um grande xi-coração, amigo!
    Alexandra

Deixe uma Resposta

