Skip to content

Fiat Lux

Dezembro 11, 2008

(ou a luz em que se fiam os simples)

 

 

 

 

Suja-me as pálpebras a luz, em certos dias; certa luz, celestialmente amanteigada, barrada em grossa demão sobre obscenas fatias oferecidas em toda a sua alva pureza; que caem, certeiras, com a face para baixo, sobre faces erectas de avidez aberta; como uma boca, como muitas bocas, com muitas línguas. Sujo-me de olhá-las, fiando-se na luz, lambendo-a, e engolindo-se limpas; com o ar beato e regalado da santidade finalmente penetrada. Sim, entre as fatias, ou pernas, da luz. Que me sujo de olhar, nesses dias em que ela se vem, derretida, em grossa demão, sobre a boa-fé do tesão dos simples; deles será o reino dela. Dessa luz que enodoa, enjoa, e, num olhar, inteiramente purga, de fé, os condenados; como eu, suja do escuro vómito que, paradoxalmente, me limpa as pálpebras da sua sombra. Quando, ao ir-me (porque não me fio nem lhe dou fiado) lhe fecho, na celestialmente pura falsidade, com um claro manguito, a escura claridade, infernalmente pura, do meu olhar.

 

 

 

 

– © Alexandra Oliveira (OneLight*®) – Todos os direitos reservados


Outras “Agudas & Crónicas”

2 comentários leave one →
  1. Dezembro 12, 2008 10:58 am

    a luz da sombra
    ou a sombra da luz

    o que está em cima é igual ao que está em baixo.

    beijinhos
    jorge

  2. alexandraonelight permalink*
    Dezembro 12, 2008 11:06 am

    parece que não há mesmo coincidências, querido amigo! eu tinha acabado de entrar no painel de edição, disposta a retirar este escrito… uma faceta verdadeira, na luz da sua sombra, ou sombra da luz, como tão bem a descreves, mas um escrito talvez “agudo” de mais, na sua crueza. porém… estava escrito que era para ser lido – no preciso momento em que eu ia premir a tecla “delete”, entrou o teu comentário. “consumatum est”… a sombra da luz, ou a luz da sombra, ou ambas, que afinal são face(s) de uma só unidade cheia de facetas, fica(m)!
    um beijo,
    Alexandra

Deixe uma Resposta

