Skip to content

Mil fôlegos

Dezembro 2, 2008

“A saudade é uma coisa que se quer morta” – Carlos Almeida (Charlie Luanda)

Saudade morta? Não, quero-a viva; mas não tanto que me mate, ou tão só dela eu viva. Quero-a com um rosto, ou que mil rostos não sejam, dela, o limite percebido no meu rosto; quero-a com olhos, mãos, com ecos; quero-a sentada ou passando, não comigo, mas nos mil espaços onde, por si, vive – e, às vezes, eu. Quero-a conjurada no tempo em que o tempo me esconjura; quero-a despida de fátuos infinitos, como eu. Quero-a com as mesmas vestes, rasgadas de momentos; quero-a indecentemente pura, pele com pele. Quero-a muda; mas que me diga como a leio, surda e de cor, linha a linha; e que me feche na boca, aberta ao beijo, ou aos mil beijos com gosto de improviso, cantado ou por provar, na minha língua. Sim, quero-a na língua que me entenda e eu a aprenda; que nos assimile e nos conceba em toque de saliva, esse que era, no princípio, o meu, o dela, o consumado fim. Mas de morte, não, que a quero viva; e nela consumado, apenas, o sopro que jamais se consome. O dela; o da Saudade com mil fôlegos que respiram ainda, quando expirar o meu.

 

 

 

 

– © Alexandra Oliveira (OneLight*®) – Todos os direitos reservados

 


Outras “(Geo)grafias inerentes”

3 comentários leave one →
  1. Dezembro 2, 2008 11:32 am

    que belo Poema, amiga!!!

    um beijinho
    jorge

  2. Dezembro 4, 2008 10:11 am

    Fermoso, sim. A saudade sempre viva pois… acaso nao é a soidade o que nos faz sentir que estamos com os pés na terra?

    Saudaçoes

  3. alexandraonelight permalink*
    Dezembro 6, 2008 1:20 pm

    Obrigada aos dois amigos, o da beira-Tejo e o de além-Minho! Sim, a saudade pode ser boa, bela, e um braço na raíz da árvore de cada um de nós, como, também, mais um ramo que se alarga.
    Abraços do Vale do Ave :0)
    Alexandra

Deixe uma Resposta

